sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa.

A Páscoa é um período de reflexão para Cristãos.Hoje,Sexta-feira Santa,meditamos e acompanhamos o percurso de Jesus Cristo até ao calvário e a sua crucífixão e morte.Embora seja um período de dor,é também vivido na espectativa da redenção e da ressurreição.
Portugal era um país tradicionalmente Católico.Porém flexível.Desde que me conheço,que vejo a liberdade religiosa,como algo natural e apesar de acordos e desacordos,com o Estado,não vi nunca situações de dependência absoluta a ponto dos cidadãos não católicos terem que procurar fora,alguma normalidade.Em Espanha,muitos vêm para Portugal há séculos,neste tempo.

Portugal é hoje um estado laico.Não tenho nada contra.Se por muitos anos esteve próximo da Igreja católica,fazendo coincidir feriados como o oito de Dezembro dia de Nossa Senhora da Conceição e dia da mãe.Hoje assim,não é.Não percebo,portanto estas mini-férias de Páscoa.Hoje predomina o agnosticismo e mesmo o ateísmo.O Estado Laico,porém,está a banhos.Se os ministros estão em parte incerta o primeiro repousa em Albufeira.Os radicais estão em Cabo Verde,a oposição católica trabalha,o PR católico está,como deve ser,com a família,numa casa de família.

Tudo bem,alguns oportunistas mal,não fosse a intervenção de organizações estrangeiras,para salvar Portugal da bancarrota. Esses,estão a trabalhar,ou quem sabe,depois de verem este descalabro de falta de dignidade e respeito,partiram.Aguardo.

Sem comentários:

Enviar um comentário